Pesquisa aponta abertura de filiais e parcerias como estratégias de crescimento; Arpa destaca movimento
São Paulo, maio de 2025 - O mercado de arte brasileiro passa por um movimento de expansão, com galerias estabelecendo filiais em diferentes cidades do país, mostra pesquisa apresentada pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) no âmbito do projeto setorial Latitude. O estudo revela que o número de galerias com filiais saltou de 6 para 23 nos últimos anos, indicando uma estratégia de crescimento e busca por novos públicos.
“Essa expansão tem impacto direto na dinâmica das feiras, como é o caso da ArPa - Feira de Arte, que acontece no fim de maio, em São Paulo e que se tornam cada vez mais relevantes para o setor. Se, por um lado, as galerias de São Paulo e Rio de Janeiro buscam maior inserção em outros centros, por outro, galerias de outras regiões miram o eixo Rio-São Paulo para ampliar sua visibilidade, como é o caso da Galeria Karla Osorio, da Galleria Continua e Mitre que participam dessa edição da Feira", comenta Anamaria Boschi, gerente do Latitude.
A pesquisa também aponta para um aumento na profissionalização do setor, com galerias diversificando suas estratégias de atuação e buscando maior sustentabilidade financeira. Além da abertura de filiais, galerias buscam alternativas para expandir sua atuação.
“Parcerias entre galerias, tanto no Brasil quanto no exterior, facilitam o intercâmbio cultural e a promoção de artistas, funcionando como teste de mercado antes da abertura de uma filial. A presença em marketplaces virtuais também é uma opção, embora com resultados ainda incertos, já que a experiência física continua sendo determinante para a maioria das vendas”, completa Boschi.
A 7ª Edição da Pesquisa Setorial sobre o Mercado de Artes Visuais no Brasil ouviu 76 galerias de arte e 45 profissionais do setor, incluindo artistas, colecionadores, consultores, representantes de feiras e casas de leilão e curadores, e foi apresentada em fevereiro deste ano. Já a ArPa - Feira de Arte acontece entre os dias 28 de maio e 1 de junho de 2025 reunindo 29 galerias associadas à ABACT, sendo que 9 delas possuem filiais tanto em São Paulo quanto em outros estados.
Sobre a ABACT
A ABACT - Associação Brasileira de Arte Contemporânea, é uma entidade sem fins lucrativos que representa cerca de 60 galerias de arte contemporânea no Brasil e promove ações de profissionalização e incentivo à desburocratização do setor, além de ações educativas e de conexão entre os agentes de mercado nacional e internacional. Nos últimos anos, o protagonismo da ABACT nas ações de internacionalização das galerias brasileiras se deu de forma mais intensa através do Projeto Latitude, desenvolvido em parceria com a ApexBrasil, com canais de comunicação e cronograma próprios de atuação.
Sobre o Latitude – Platform for brazilian art galleries abroadO projeto setorial Latitude – Platform for brazilian art galleries abroad foi criado em 2007 com o apoio da ApexBrasil com intuito de promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Desde abril de 2011, sob a gestão da ABACT, o projeto experimentou uma evolução e crescimento notáveis. O número de empresas participantes aumentou de 5 para 53. Suas ações diversificaram-se, adaptando-se às necessidades de cada galeria. Foram conduzidas sete Pesquisas Setoriais sobre o mercado de arte e 283 convidados internacionais participaram de 24 Art Immersion Trips. O Latitude lançou o edital Intercâmbio de Curadores, com oportunidade de pesquisa no Getty Research Institute. O interesse internacional pela arte brasileira continua forte. O Latitude fortalece o setor através de ações comerciais, que promovem a imagem do país em feiras internacionais; atividades estruturantes, como planejamento estratégico e capacitação; e estratégias de comunicação, garantindo a visibilidade da arte brasileira.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Informações para a imprensa
Tabula Comunicação
tabula@tabulacom.art