Art Weekend São Paulo

O projeto é uma iniciativa da ABACT e nasce do desejo de aproximar o público às artes visuais e aos espaços dedicados a elas, em especial às galerias de arte. Bem como, democratizar o acesso aos bens culturais e aos espaços expositivos no Brasil.

Durante um final de semana, o evento promove circuitos e programações especiais nas galerias da cidade, tais como visitas guiadas, conversas com artistas e curadores, performances, oficinas, mostras de vídeo, entre outras.

Em 2017, a 2ª edição reuniu 54 galerias, que realizaram mais de 110 exposições e eventos. O Art Weekend São Paulo também inaugurou a ação “Galerias Recebem Galerias” na qual as galerias locais receberam galerias de fora da cidade.

 

Galerias em Debate

O Galerias em Debate é um seminário para discussão, intercâmbio e produção de conhecimento sobre as tendências, contextos e desafios que o mercado de arte enfrenta.Ele promove uma série de palestras, debates e oficinas, convidando profissionais do mundo da arte a olhar e refletir sobre a consolidação e profissionalização do setor nos últimos anos, apontando para possíveis perspectivas de transformação.

Realizado pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT em parceria com a Apex-Brasil por meio do Projeto Latitude – Platform for Brazilian Galleries Abroad, e com o apoio do Itaú Cultural, a primeira edição do seminário Galerias em Debate: Mudanças e Oportunidades foi o primeiro encontro setorial do gênero na América Latina. O evento aconteceu em março de 2017, em São Paulo, e reuniu 220 profissionais do setor, além da participação de personalidades importantes, como o diretor do Sotheby’s Institute of Art de Los Angeles, Jonathan T D Neil, a chefe de administração e comunicação da LISTE Art Fair, Jacqueline Uhlmann , o gerente de exportações da Apex-Brasil, Christiano Braga, entre outros.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO

Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Projeto de Internacionalização da Arte Contemporânea Brasileira foi iniciado em 2007 pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Fundação Bienal de São Paulo, com o intuito principal de promover o setor de galerias de arte contemporânea brasileiro, criando oportunidades para projetos e negócios no exterior.
Desde 2011, o Projeto passou a ser administrado pela ABACT e a Apex-Brasil, e em 2012 recebeu o nome de Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad.
Hoje, 49 galerias de arte contemporânea brasileira participam do Latitude, sendo 42 delas também associadas à ABACT. Estas 49 galerias de 7 estados brasileiros representam mais de mil artistas brasileiros contemporâneos.
As ações desenvolvidas pelo Latitude são bastante variadas e procuram atender as galerias em seus diferentes estágios de internacionalização. As ações compreendem apoio financeiro às galerias em feiras internacionais, organização e recepção de grupos de estrangeiros em viagem de imersão no Brasil, geração de conteúdo (publicações, pesquisa e exposições) e ações estruturantes do setor ligadas à comunicação e ao comércio exterior, além de uma central de serviços.
O Latitude também procura construir parcerias com entidades nacionais e internacionais que reforcem institucionalmente suas ações e maximizem seus esforços.

 

MERCADO DE ARTES VISUAIS: PRODUÇÃO, PÚBLICO E COMERCIALIZAÇÃO
A ABACT junto ao Cemec realizou de 24 a 27 de março de 2014 o curso Mercado de Artes Visuais: produção, público e comercialização com coordenação de Baixo Ribeiro.

O curso apresentou um panorama de como o sistema alcançou o formato que apresenta na atualidade, possibilitando ao aluno reciclar seus conhecimentos e a partir disso visualizar novas oportunidades. Foram também abordadas as estratégias de financiamento para a produção de obras de arte e como se dá o acesso a elas.

 

LEILÃO ABACT 2014
A segunda edição do Leilão ABACT foi realizada dia 10 de fevereiro de 2014 na Pinacoteca do Estado de São Paulo que abrigou a exposição das obras durante os dez dias que antecederam o evento.

As 36 obras leiloadas foram criteriosamente selecionadas e doadas por importantes galerias associadas promovendo simultaneamente o fomento ao colecionismo, o diálogo entre as galerias e a arte contemporânea brasileira e a divulgação dos artistas.

No leilão o público teve a oportunidade de arrematar obras com lances iniciais 30% abaixo do valor de mercado que variavam de R$ 1.750,00 a R$ 49.000,00 e em diferentes suportes, como pintura, fotografia, objetos tridimensionais, gravura e escultura.

Com os fundos obtidos por meio do leilão, a entidade fortalece e amplia sua estrutura física e sua equipe, conseguindo gerar e gerenciar ainda mais parcerias, fortalecendo as chances de articular novos projetos e retornar o benefício aos associados e ao setor da arte contemporânea. Dessa forma, pode dar continuidade a projetos já iniciados e promover novas ações que visem o desenvolvimento do setor.

Para conferir as imagens da exposição e do leilão clique aqui

 

ART BUSINESS
Curso idealizado pela ABACT em parceria com a Escola São Paulo com o objetivo de capacitar e formar profissionais do mercado de arte, oferecendo uma visão global do mercado e conhecimento preciso e técnico das diferentes áreas de atuação em Galerias de Arte e Instituições Culturais públicas e privadas.

 

WORKSHOP: O MERCADO DE ARTE
Em parceria com o Polo de Pensamento Contemporâneo – POP a ABACT colaborou com o desenvolvimento do conteúdo do Workshop: o mercado de arte, que foi realizado de 19 setembro a 24 outubro de 2013, no Rio de Janeiro.

O workshop apresentou e discutiu o panorama do mercado de arte e das artes visuais na contemporaneidade a partir de importantes agentes que compõem e articulam este cenário. Foram abordados temas como o circuito da arte, curadoria e crítica, arte e educação, formação de coleção e conservação.

 

II SEMINÁRIO #PROCULTURA
A ABACT apoiou o II Seminário #Procultura realizado pelo Cemec, no dia 17 de agosto de 2013 em São Paulo, aonde foi discutido o futuro do financiamento à cultura, estratégias para tornar a Lei Rouanet mais acessível, modelos e propostas de utilização do incentivo em ambiente empresarial e o aperfeiçoamento da Lei Rouanet à luz do Procultura.

Baixo Ribeiro, ex-representante da ABACT contou um pouco da experiência que teve com sua galeria, a Choque Cultural, em depoimento que você poderá assistir aqui.

O apoio também foi marcado pela publicação do artigo “Cultura é um bom negócio?” assinado por Yannick Bourguignon colaboradora da Galeria Raquel Arnaud, no site Cultura e Mercado.

 

WORKSHOP DE MELHORES PRÁTICAS DE VENDAS PARA GALERIAS DE ARTE
Uma galeria pode criar mais oportunidades pela geração de ofertas pró-ativas e aumentar as chances de sucesso dessas oportunidades. O workshop foi ministrado por Alexandre Ribenboim no Rio de Janeiro (18 e 19 de junho) e em São Paulo (2 e 3 de julho) em 2013.

Alguns tópicos que foram abordados no workshop:
– Elaboração de objetivos comerciais e ações para aumentar a quantidade de oportunidades no funil de vendas (pipeline)
– O processo de vendas
– Identificação dos perfis de clientes
– Como gerar oportunidades mais qualificadas, aumentando as chances de vender

 

BREVE MANUAL JURÍDICO
Em 2012 foi publicado e distribuído às galerias Associadas o BREVE MANUAL JURÍDICO elaborado em parceria com o advogado Celso Grisi (GDALaw) com o objetivo de esclarecer, capacitar e orientar as galerias de arte contemporânea em sua formalização com a atual legislação brasileira.

A publicação foi organizada em três capítulos, cada um com seus desdobramentos e subtemas:
1. Questões de direito autoral
2. Questões de direito societário
3. Questões de direito tributário

 

LEILÃO ABACT 2011
Dia 03 de outubro de 2011 foi realizado o Leilão ABACT com a missão de arrecadar capital econômico para estruturar a Associação e possibilitar a concretização de projetos focados no desenvolvimento do setor.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo ofereceu seu espaço para a realização dessa ação e abrigou a mostra e o leilão das 54 obras doadas pelas galerias Associadas na época.

Uma ação como essas promove a integração de galerias, artistas, colecionadores e instituições para uma única causa: a arte contemporânea brasileira.

 

LIVRO ANTOLÓGICO  “ArtNexus Brasil en Colombia”
Publicação de artigos relevantes e históricos dos arquivos da revista ArtNexus sobre arte contemporânea brasileira.
Esta compilação organizada e editada pelo curador convidado Adriano Pedrosa comemora os 35 anos da revista.

Clique aqui para ver o conteúdo em  inglês ou espanhol