A proposta dos Encontros ABACT tem o intuito de profissionalizar a atuação das galerias, dividindo práticas de gestão do negócio em arte no mercado primário, sem perder de vista o papel que as galerias jogam na constituição da arte contemporânea brasileira e sua identidade global.

O projeto apresentou um diálogo a partir das experiências de galerias que são referência nos temas propostos, tendo como mediadores os principais pensadores do circuito de arte nacional e internacional.

O primeiro encontro teve como tema “Planejamento e Programa Artístico” com a presença de Renato Silva (Mendes Wood) e Eliana Finkelstein (Vermelho) com a mediação de Marcello Dantas.

Na semana seguinte foi realizado um encontro de Alexandre Gabriel (Fortes D’Aloia e Gabriel) e Jaqueline Martins da (Galeria Jaqueline Martins), com mediação do curador Ricardo Sardemberg, sob o tema “Relações Institucionais”.

O terceiro encontro foi com a participação de Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler) e Alessandra D’Aloia (Galeria Fortes D’Aloia e Gabriel) em conversa com João Paulo Siqueira fundador da plataforma Artctool acerca do tema “Vendas”.

Os encontros tiveram ampla participação dos profissionais e envolvidos com o mercado de arte, acessível a participantes de todo Brasil. Foram distribuídas bolsas de participação gratuita para 13 entidades entre coletivos de artistas, residências e institutos de arte.

PROGRAMA

  1. Encontro | 12 de Agosto (17:30 às 19:00)

PLANEJAMENTO E PROGRAMA ARTÍSTICO

Como constituir a ‘marca’ artística da galeria?

Como escolher os artistas?

Identificar trabalhos significantes

Negociar e gerenciar artistas

Atrair e reter talentos

  1. Posicionamento e identidade
  2. Estrutura da Galeria
  3. Fatores de legitimação
  4. Programa artístico/curatorial
  5. Participação em feiras

Debate: Renato Silva (Mendes Wood DM) / Eliana Finkelstein (Vermelho) / Mediador: Marcello Dantas (SFER IK Museion)

  1. Encontro | 19 de Agosto (17:30 às 19:00)

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Como é a relação com curadores e críticos?

Como se relacionar com museus e coleções públicas e privadas?

O que influencia a entrada em coleções importantes?

  1. Prospeção e pesquisa para parcerias institucionais
  2. Relação com curadores
  3. Entrada em coleções públicas
  4. Doações a museus
  5. Apoio a exposições institucionais
  6. Museus nacionais x internacionais
  7. Publicações e catálogos

Debate: Alexandre Gabriel (Fortes D’Aloia e Gabriel) / Jaqueline Martins (Galeria Jaqueline Martins) / Mediador: Ricardo Sardenberg (Projeto Vênus)

  1. Encontro | 26 de Agosto (17:30 às 19:00)

VENDAS 

Como construir uma forte equipe de vendas no mercado de arte

Incentivando as melhores práticas no mercado

Vendas offline versus online

Relacionamento com colecionadores

  1. Abordagens
  2. Canais de vendas
  3. Objetivos e metas
  4. Bônus/comissões vendedores internos/Art Dealers/arquitetos
  5. Follow-up (formato, recorrência)/Pós vendas
  6. CRM
  7. Pipeline
  8. Vendas online

Debate: Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler)/ Alessandra D’Aloia (Fortes D’Aloia e Gabriel) / Mediador : João Paulo Siqueira (Artctool)