11 out 2018
Sé Galeria exibe individual de Arnaldo de Melo em São Paulo

Prepare-se: “Phantasia: 2018” fica em cartaz até 10/11/2018

Em sua segunda mostra na Sé Galeria, Arnaldo de Melo apresenta 18 telas de grandes dimensões realizadas no  ateliê vizinho à galeria, instalada num casarão do século XIX na zona central da cidade. A individual “Phantasia: 2018” tem curadoria de Leon Kossovitch.

Em texto de apresentação da mostra, o curador parte do conceito grego de “phantasia”, e ressalta o sentido do “aparecer” na produção recente do artista como inerente à razão que “… comanda o feixe de sensações que a contêm; circulante na alma, ela (a razão) se relaciona com outro existente, o corpo-mundo, no qual haure por meio dos extremos sensíveis o exterior: tornando-se impressão na alma, as sensações, combinadas pela razão dirigente, a esta revelam no aparecer como princípio das ligações do dentro e do fora…”. Kossovitch, que é professor no Departamento de Filosofia da USP, e de quem Arnaldo foi aluno em cursos de Estética, esclarece ainda a distinção entre “aparecer” como “phantasia”, do “aparecente, phantasma, que não liga, como aquele, dois corpos, mas um, a alma, e um incorporal, cuja inexistência a esta arrasta em sonhos e delírios”.

Em 2016, partindo de um prêmio ProAC com curadoria de Nelson Brissac, o artista apresentou a individual “Círculos Urbanos”, um conjunto de trabalhos decorrentes de sua residência artística no Phosphorus, programa que ocupou o espaço da Sé Galeria do final de 2011 a 2016. A partir de 2016, Arnaldo passou a ser representado pela galeria, que concebeu e realizou em 2017 a exposição “West-Berlin 1987-1990”, com curadoria de Tereza de Arruda, reunindo trabalhos de seu período de formação na Alemanha.

A Sé Galeria representa os artistas: Arnaldo de Melo, Dalton Paula, Deco Adjiman, Daniel Kairoz/ Fagus, Gustavo Speridião, Manata Laudares, Maria Montero, Michel Zózimo, Pedro Victor Brandão, Pontogor, Rafael RG e Traplev. Dentre as participações em feiras constam: SP-Arte (Arnaldo de Melo), além de ArteBA (Traplev e Rafael RG), Liste (Gustavo Speridião e Dalton Paula), Semana de Arte (Dalton Paula) e ArtRio (Manata Laudares, Maria Montero, Gustavo Speridião e Deco Adjiman). Em 2019, a Sé participa da ARCOmadrid.

Sé Galeria – Rua Roberto Simonsen, 108 – Sé – São Paulo, SP

www.segaleria.com.br

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (0)
Nenhum comentário para Sé Galeria exibe individual de Arnaldo de Melo em São Paulo
    COMENTE TAMBÉM!