26 set 2018
Projeto Latitude seleciona curador para intercâmbio de pesquisa no GRI – Getty Research Institute, Los Angeles

Programe-se: inscrições abertas de 24 de setembro a 8 de novembro de 2018

A ABACT abriu no dia 24 de setembro uma chamada pública para curadores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil há cinco anos a inscreverem-se em processo seletivo para o desenvolvimento de projeto de pesquisa e práticas curatoriais na instituição parceira GRI – Getty Research Institute (Los Angeles, EUA).

A realização dessa parceria internacional é uma das ações do Projeto Latitude – Platform for Brazilian Galleries Abroad, iniciativa da ABACT em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O objetivo desta ação é promover internacionalmente a produção artística e intelectual brasileira, a difusão cultural, a capacitação técnica e o fortalecimento da relação do profissional brasileiro com instituições no exterior.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 8 de novembro. Cada candidato pode inscrever apenas um projeto, deve ter fluência em inglês, conhecimentos de história da arte brasileira com enfoque para a produção mais recente, e experiência em pesquisa e curadoria, além de ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil há, pelo menos, 5 anos. O selecionado será remunerado pela pesquisa e receberá ainda, passagens aéreas internacionais (Brasil – Los Angeles – Brasil) em classe econômica e seguro de viagem durante o período de pesquisa.

Ao retornar ao Brasil, o selecionado deve fazer uma apresentação pública dos resultados do intercâmbio, além de ter de entregar um relatório detalhado à ABACT. A apresentação pública a respeito da experiência deve acontecer entre 27 de julho e 3 de agosto de 2019, em São Paulo.

Instituição parceira, projeto de pesquisa a ser desenvolvido e benefícios

GRI – Getty Research Institute (Los Angeles, EUA)
[www.getty.edu/research/]. Para inscrever-se no programa de pesquisa e prática curatorial do GRI, o candidato deve apresentar um projeto de pesquisa sobre arte contemporânea brasileira (já em andamento) que apresente relação com um ou mais acervos do GRI. Para pesquisar os acervos do GRI, acesse o link: www.getty.edu/research/special_collections/notable/index.html

Duração: 8 semanas, com início em 08 de abril e término em 31 de maio de 2019.

Benefícios: passagens aéreas de ida e volta do Brasil a Los Angeles, seguro-viagem, hospedagem na Getty Scholar Housing e remuneração de R$ 15.000,00.

Processo Seletivo

O Comitê de Seleção composto por 5 integrantes: 1 representante da ABACT, 1 representante do Comitê Gestor do Latitude, 2 especialistas convidados e um representante da instituição parceira. Durante o processo seletivo, os candidatos serão contatados pela organização do projeto para uma ou mais entrevistas, as quais podem ser presenciais e/ou por meio de videoconferência. Além do candidato selecionado em primeiro lugar, a Comissão de Seleção indicará 2 suplentes (segundo e terceiro lugares), os quais podem ser convocados em caso de desclassificação do selecionado em primeiro lugar, em virtude de impedimento ou falta de documentação de viagem.

O resultado do edital de seleção será anunciado no mês de dezembro de 2018 no site do Projeto Latitude: www.latitudebrasil.org

Mais informações no link www.latitudebrasil.org/acoes-editais-realizados/intercambio-de-curadores-20182019

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (0)
Nenhum comentário para Projeto Latitude seleciona curador para intercâmbio de pesquisa no GRI – Getty Research Institute, Los Angeles
    COMENTE TAMBÉM!