26 jun 2020
Galeria Aura promove experimento entre quadrinistas Laerte e Rafael Coutinho

Durante três sessões transmitidas ao vivo pela Plataforma Zoom, Laerte e Rafael Coutinho farão um experimento inédito em suas carreiras como quadrinistas: trabalharão em conjunto em uma só história em quadrinhos, cada um desde sua casa, sem que vejam o que o outro está produzindo.

A premissa: cada artista cria seu personagem, com um dado perfil identitário e político dentro de certo contexto histórico brasileiro, deixando espaço para que o outro complete a página com seu próprio personagem, resultando em uma interação entre essas personas e tempos.

Datas: 7, 9 e 14 de julho de 2020
Horário: 19h – as sessões não têm uma duração definida
Inscrições: www.sympla.com.br/galeriaaura
*A galeria irá favorecer a inclusão de pessoas que desejem participar, mas que não disponham de meios financeiros para isso. Dessa forma, os novos valores de ingressos vão de R$0 a R$160. Se você deseja participar dos encontros, se inscreva e pague o que puder, se puder, pagar.


TEMA POLÍTICO

Abordando o tópico da polarização política que marcou a sociedade nos últimos oito anos, e buscando entrar na pele do outro (não só do outro autor, pai e filho, mas também de outra visão política, de esquerda e de direita, progressista e conservadora, entre o passado e o futuro) será construída uma história em dois tempos, dois momentos que ilustrem de forma lúdica o complexo caldeirão em que estamos mergulhados, todos nós, no Brasil da pandemia.


O EXPERIMENTO

Os inscritos acompanharão o processo de realização dessas duas páginas através da Plataforma Zoom, cujo cronograma obedecerá a três etapas, divididas em três sessões de desenho:

Dia 1: cada artista desenvolve os esboços de sua personagem e de sua página sem que o outro veja seu trabalho. A comunicação entre eles se dará unicamente por áudio durante o processo, somente o público poderá assistir às duas peças sendo trabalhadas simultaneamente;

Dia 2: os artistas se encontram fisicamente para trocar as páginas (portando máscaras e sem contato físico) e se dirigem a uma segunda sessão individual. Dessa vez, cada um faz interagir seu personagem no contexto desenhado pelo outro;

Dia 3: sessão de finalização das páginas em nanquim. Duas páginas A3 estarão completas. Fim do processo.


O PÚBLICO

A dinâmica dos encontros permitirá a interação do público através de chat, contando com intermediação da Galeria Aura. Os artistas responderão perguntas durante o processo de trabalho e também abrirão para conversa nos minutos finais de cada sessão.


A OBRA FINAL

Ao fim do processo, os desenhos serão digitalizados em uma boa resolução e enviados a todos os participantes. Os originais serão comercializados pela Galeria Aura, que atualmente representa ambos os artistas.

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (0)
Nenhum comentário para Galeria Aura promove experimento entre quadrinistas Laerte e Rafael Coutinho
    COMENTE TAMBÉM!