21 jan 2019
Site Mapa das Artes promove o 10. Salão dos Artistas sem Galeria

Prepare-se: coletiva nas galerias Zipper e Sancovsky fica aberta até 16/02/2019

Xikão Xikão. Série Nudes. 2017-2018. Fotografia. 30 x 40 cm

O Salão dos Artistas sem Galeria chega à 10a. edição exibindo a produção de 10 novos artistas no circuito brasileiro de galerias. O formato de salão de arte remonta à Paris do século XVII, com seus salões de pintura no Louvre, inicialmente organizados pela realeza e, com o passar do tempo, por artistas, associações e instituições culturais ou de ensino de arte. De lá para cá, o modelo de salão de arte ganhou o mundo, diversificando-se enormemente e o Salão dos Artistas sem Galeria é mais uma prova disso.

O nome já deixa clara a primeira premissa para inscrição de portifólios: o artista não pode ter vínculos com galerias. É aí que reside o diferencial deste salão, segundo o jornalista e crítico de arte Celso Fioravante, criador do Salão dos Artistas sem Galeria e também editor do site Mapa das Artes. É uma oportunidade para se conhecer produções artísticas que ainda não entraram no circuito. A cada mês de janeiro, os visitantes das galerias Zipper e Sancovsky, ambas em São Paulo, pode conhecer trabalhos inéditos de artistas que, não raro, fazem sua estréia numa galeria.

Júri desta edição: Andrés Inocente Martín Hernández, Luciana Nemes e José Armando Pereira da Silva

Nesta 10. edição o Salão recebeu 299 inscrições de 13 estados brasileiros e o Distrito Federal e o comitê do júri de seleção foi composto por Andrés Inocente Martín Hernández (curador e diretor do espaço Subsolo – Laboratório de Arte, em Campinas), José Armando Pereira da Silva (jornalista, escritor, pesquisador e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte) e Luciana Nemes (educadora, produtora e coordenadora do Museu da Energia de São Paulo).

Aline Moreno. Sem Título. 2018. Cimento e pedra. 28 x 31 x 20 cm

Os dez artistas selecionados são: Adriana Amaral (SP), Aline Moreno (SP), André Souza (BA), Carol Peso (MG), Coletivo Lâmina (Gabriela De Laurentiis e João Mascaro; SP), Edu Silva (SP), Fernanda Zgouridi (PR/SP), Iago Gouvêa (MG), Stella Margarita (Uruguai/RJ) e Xikão Xikão (MG).

Curiosidade: nesta edição, o curador Paulo Miyada assumiu o posto de curador preferido pelos postulantes ao Salão, ao ser mencionado por 22 dos artistas inscritos em votação opcional que acompanha a ficha de inscrição. Agnaldo Farias, por sua vez, ficou em segundo lugar com 17 indicações. Mario Gioia e Marcelo Campos vieram em seguida, com 13 indicações cada. Cauê Alves foi indicado 11 vezes. Josué Mattos e Douglas de Freitas conseguiram nove indicações cada.

Iago Gouvêa. Sem Título. 2018. objeto em madeira, metal e linha. 35 x 50 x 3 cm

O 10. Salão dos Artistas sem Galeria fica em cartaz em São Paulo até o dia 16 de fevereiro na Zipper Galeria, associada à ABACT, e também na Galeria Sancovsky. A Orlando Lemos Galeria (Belo Horizonte, MG), recebe o Salão a partir do mês de março.

Zipper Galeria – Rua Estados Unidos, 1.494 – São Paulo – Tel.: (11) 4306-4306

Galeria Sancovsky – Praça Benedito Calixto, 79 – São Paulo – Tel.: (11) 3063 4444

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (0)
Nenhum comentário para Site Mapa das Artes promove o 10. Salão dos Artistas sem Galeria
    COMENTE TAMBÉM!