08 nov 2018

Para facilitar o deslocamento entre as galerias, o Art Weekend São Paulo 2018 oferece um serviço de vans dividido em três circuitos: Pinheiros, Vila Madalena e Butantã; Vila Nova Conceição, Itaim e Jardins; Barra Funda e Centro.

Pontos de embarque e desembarque estratégicos foram pensados, assim, mesmo que a van não pare em todos os 38 espaços espalhados pela cidade, o visitante pode descer em uma galeria próxima e continuar o percurso a pé.

O serviço é gratuito. Para utilizá-lo, basta retirar um adesivo oficial do evento com uma das galerias participantes.

Funcionamento:
Sábado, das 11h às 20h
Domingo, das 12h às 18h.
Obs.: utilização apenas com adesivo #artweekendsp

>>>Clique aqui<<< para baixar ou confira abaixo os três circuitos com mais detalhes:

1) Pinheiros, Vila Madalena e Butantã

2) Vila Nova Conceição, Itaim e Jardins

3) Barra Funda e Centro

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (0)
07 nov 2018

Visite a página do Art Weekend São Paulo no Artsy para saber mais sobre o evento e também comprar online obras de arte em exposição por toda cidade.

Por meio da parceria com o Artsy, o Art Weekend São Paulo e suas galerias participantes ganharam uma página itinerante para anunciar os trabalhos que serão exibidos durante os três dias de evento.

O público também pode utilizar a página para acessa a programação do circuito.

Conheça a 1ª Coleção de Fotografia ABACT

O Artsy também disponibilizou um espaço exclusivo para a 1ª Coleção de Fotografia ABACT.  O projeto tem vinte e três obras fotográficas exclusivas de diferentes artistas brasileiros.

Seleção das obras e coordenação artística: Isabel Amado (Galeria da Gávea) e Felipe Hegg (Galeria Lume).

Acesse aqui.

 

[Visit Art Weekend São Paulo on Artsy to learn more about the event and purchase artworks online from gallery shows throughout the city.

The Art Weekend São Paulo participating galleries have a feature page on Artsy to announce the art works on view during the event.

Also the audience can access the official programming.

ABACT Photo Collection

There is an official page on Artsy for ABACT Photo Collection. The project has 23 exclusive art works from many Brazilian artists.

The project’s selection and artistic coordination: Isabel Amado (Galeria da Gávea) and Felipe Hegg (Galeria Lume).

Access here.]

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (0)
26 out 2018

Prepare-se: os dias 9, 10 e 11 de novembro serão intensos 😉

A 3ª edição do Art Weekend São Paulo, organizado pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT, promove um final de semana de eventos de arte visuais com a participação de 50 galerias de arte, 38  de São Paulo e mais 12 de outras cidades no programa “Galerias recebem Galerias”. Na sexta, as galerias funcionam das 17h às 22h. Já no sábado, os espaços ficam abertos das 11h às 20h, e no domingo, das 12h às 18h. Confira!

>>>>>Clique aqui e veja a programação completa <<<<<

>>>>>Clique aqui e confira o nosso circuito de vans<<<<<

Participam do Art Weekend São Paulo 38 galerias paulistanas: Almeida & Dale Galeria de Arte, Galeria Arte 57, Baró Galeria, Bergamin & Gomide, Galeria Berenice Arvani, Galeria Bolsa de Arte, Canvas Galeria de Arte, Casa Triângulo, Galeria Caribé, Central Galeria, Dan Contemporânea, Galeria Eduardo Fernandes, Emmathomas Galeria, Galeria Estação, Fortes D’Aloia & Gabriel (Galeria e Galpão), Galeria Frente, Galeria Houssein Jarouche, Galeria Jaqueline Martins, Janaina Torres Galeria, Galeria Leme, Luciana Brito Galeria, Galeria Luisa Strina, Galeria Lume, Galeria Marcelo Guarnieri, Galeria Marilia Razuk, Mendes Wood DM, Galeria Millan (galeria e Anexo), Galeria Nara Roesler, Paulo Kuczynski Escritório de Arte, Galeria Rabieh, Galeria Raquel Arnaud, Galeria Sancovsky, Sé Galeria, SIM Galeria, Galeria Superfície, Galeria VilaNova, Vermelho e Zipper Galeria.

Doze galerias também participam do AWSP por meio do programa “Galerias recebem Galerias”, no qual uma galeria paulistana recebe uma mostra especial de outra. Dessa forma, Luciana Brito Galeria recebe A Gentil Carioca (Rio de Janeiro – RJ), Galeria Marilia Razuk recebe Anita Schwartz Galeria de Arte (Rio de Janeiro – RJ), Dan Contemporânea recebe Espaço Eliana Benchimol (Rio de Janeiro – RJ), Galeria Jaqueline Martins recebe Galeria Karla Osório (Brasília – DF), Galeria Leme recebe Luciana Caravello Arte Contemporânea (Rio de Janeiro – RJ), Galeria Nara Roesler recebe Lurixs: Arte Contemporânea (Rio de Janeiro – RJ), Galeria Estação recebe Mercedes Viegas Arte Contemporânea (Rio de Janeiro – RJ), Galeria Raquel Arnaud recebe Mul.ti.plo Espaço Arte (Rio de Janeiro – RJ), Emmathomas Galeria recebe Periscópio Arte Contemporânea (Belo Horizonte – MG), Galeria Lume recebe Portas Vilaseca Galeria (Rio de Janeiro – RJ), e a Galeria Rabieh recebe Galeria Ybakatu (Curitiba – PR) e também a Galeria Mamute (Porto Alegre – RS).

Serviço gratuito de vans

Oferecido somente no sábado e no domingo, o serviço de vans estará disponível durante todo horário do evento para facilitar o trajeto entre as galerias. Retire o seu adesivo nas galerias participantes para ter acesso às vans. O Blog da ABACT divulgará em breve os itinerários e horários.

Agradecimentos

A ABACT agradece a todas as galerias participantes desta 3ª edição do Art Weekend São Paulo, associadas e não associadas, pela confiança, fidelização e comprometimento.

Aos parceiros, Artsy, Bravo!, Clé Reserva Contemporânea, ArtQuality, Chandon, Parte – Feira de Arte Contemporânea, Kaaysá Residência Artística e Lets Produções, o nosso muito obrigado. O apoio de vocês é fundamental para tornar o evento melhor e mais amplo.

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (1)
25 out 2018

O Art Weekend São Paulo juntou um grupo de parceiros bem especial para sua 3ª edição. Pelo segundo ano consecutivo, a Clé Reserva Contemporânea e a ArtQuality, que trabalham com serviços de alta qualidade de armazenagem, conservação e transporte de obras de arte, ofereceram uma promoção exclusiva às 50 galerias participantes do evento.

Para armazenagem de acervo ou coleção, a Clé oferece três meses de abono em contrato, pelo período mínimo de 12 meses e para uma área privativa mínima de 25m² (vinte e cinco metros quadrados)*.

No trecho Rio de Janeiro – São Paulo/São Paulo – Rio de Janeiro, a ArtQuality realiza o transporte gratuito de obras de arte. O volume oferecido a cada galeria é de até 5m³ e o período de utilização é de 1 de novembro a 31 de janeiro, mediante a disponibilidade da ArtQuality.


Além disso, as duas empresas oferecem um desconto sobre os serviços de despachante aduaneiro, operado por Márcio Cândido, para as seguintes feiras: Art Basel Miami Beach 2018 + satélites, ARCOmadrid 2019 + satélites, arteBA 2019 + satélites, no valor de um salário mínimo vigente. Lembrando que o desconto só será aplicado, mediante o fechamento do processo de exportação via ArtQuality.

 
Para usufruir de seus benefícios ou tirar dúvidas, as galerias participantes do evento podem falar diretamente nos e-mails: marc.leboiteux@clereserva.com e/ou  bruno.lopes@artquality.com.br

*Valor base: R$ 110,00/m² ou R$ 37,00/m³. Promoção válida por 12 meses.

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (0)
24 out 2018

Inscrições prorrogadas até o dia  15 de novembro de 2018

Em parceria com ABACT, a Kaaysá Art Residency oferece o Prêmio de Residência Kaaysá / Art Weekend São Paulo 2018, que garante ao vencedor uma estadia de um mês em Boiçucanga, litoral norte de São Paulo, onde o artista poderá desenvolver um projeto autoral.

Podem concorrer a esta premiação artistas representados por galerias participantes da 3ª edição do circuito. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail info@kaaysa.com.br (assunto: Prêmio de Residência Kaaysá/Art Weekend 2018) e se encerram dia 15 de novembro de 2018, às 23h59.

O resultado será divulgado no final do mês de novembro.

Conheça a Kaaysa Art Residency
Kaaysá é uma residência temporária para artistas e criadores que desejam desenvolver suas poéticas a partir do contato íntimo com a Mata Atlântica brasileira, o mar e a comunidade que habita seu entorno. A residência recebe artistas visuais, fotógrafos, músicos, escritores, dançarinos, designers, arquitetos, cineastas, curadores, pesquisadores, filósofos, cientistas e outros atores e agentes da cultura. Com programas individuais e coletivos, o espaço abarca vivências e experiências no mar e na floresta, palestras com biólogos e antropólogos sobre a Mata Atlântica, trocas com artistas e curadores do Brasil e do mundo, convívio com moradores locais e acompanhamento de projetos por mediadores. Os artistas são convidados a deixarem seus rastros no espaço e na cidade, provocando reflexões, mudanças na paisagem e outras contrapartida sociais.

Confira o Edital na integra para mais detalhes.
www.kaaysa.com.br

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (0)
11 out 2018

Prepare-se: “Phantasia: 2018” fica em cartaz até 10/11/2018

Em sua segunda mostra na Sé Galeria, Arnaldo de Melo apresenta 18 telas de grandes dimensões realizadas no  ateliê vizinho à galeria, instalada num casarão do século XIX na zona central da cidade. A individual “Phantasia: 2018” tem curadoria de Leon Kossovitch.

Em texto de apresentação da mostra, o curador parte do conceito grego de “phantasia”, e ressalta o sentido do “aparecer” na produção recente do artista como inerente à razão que “… comanda o feixe de sensações que a contêm; circulante na alma, ela (a razão) se relaciona com outro existente, o corpo-mundo, no qual haure por meio dos extremos sensíveis o exterior: tornando-se impressão na alma, as sensações, combinadas pela razão dirigente, a esta revelam no aparecer como princípio das ligações do dentro e do fora…”. Kossovitch, que é professor no Departamento de Filosofia da USP, e de quem Arnaldo foi aluno em cursos de Estética, esclarece ainda a distinção entre “aparecer” como “phantasia”, do “aparecente, phantasma, que não liga, como aquele, dois corpos, mas um, a alma, e um incorporal, cuja inexistência a esta arrasta em sonhos e delírios”.

Em 2016, partindo de um prêmio ProAC com curadoria de Nelson Brissac, o artista apresentou a individual “Círculos Urbanos”, um conjunto de trabalhos decorrentes de sua residência artística no Phosphorus, programa que ocupou o espaço da Sé Galeria do final de 2011 a 2016. A partir de 2016, Arnaldo passou a ser representado pela galeria, que concebeu e realizou em 2017 a exposição “West-Berlin 1987-1990”, com curadoria de Tereza de Arruda, reunindo trabalhos de seu período de formação na Alemanha.

A Sé Galeria representa os artistas: Arnaldo de Melo, Dalton Paula, Deco Adjiman, Daniel Kairoz/ Fagus, Gustavo Speridião, Manata Laudares, Maria Montero, Michel Zózimo, Pedro Victor Brandão, Pontogor, Rafael RG e Traplev. Dentre as participações em feiras constam: SP-Arte (Arnaldo de Melo), além de ArteBA (Traplev e Rafael RG), Liste (Gustavo Speridião e Dalton Paula), Semana de Arte (Dalton Paula) e ArtRio (Manata Laudares, Maria Montero, Gustavo Speridião e Deco Adjiman). Em 2019, a Sé participa da ARCOmadrid.

Sé Galeria – Rua Roberto Simonsen, 108 – Sé – São Paulo, SP

www.segaleria.com.br

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (0)
09 out 2018

Prepare-se: “Molt Bé!”  tem curadoria de Raphael Fonseca e fica aberta até o dia 20 de dezembro de 2018

“Molt Bé!” é a primeira exposição coletiva realizada no novo espaço da Portas Vilaseca. Agora situada no bairro de Botafogo numa casa de três andares, a nova sede da galeria faz jus à sua história recente e se apresenta como um convite à experimentação para os seus dezesseis artistas representados. Em linguagens tão diferentes quanto a pintura, a instalação, o vídeo e a apropriação de objetos, os artistas reunidos – de diferentes gerações e residentes em diferentes pontos do Brasil e do mundo – exploram as potências expositivas do espaço e dão as boas-vindas ao público. O título da curadoria, escrito em catalão, significa “muito bem” e cita a tradição que o próprio Jaime Portas Vilaseca (diretor da galeria) tem de escrever essas palavras na desmontagem de seus stands em feiras de arte.

“Acredito que a energia positiva e o tom celebrativo dessas palavras são a melhor maneira de recomeçar a história da galeria, receber o público e projetar o nome da galeria”, escreve o curador da mostra inaugural Raphael Fonseca, que também é curador do MAC Niterói.

Pedro Victor Brandão. Sem Conserto #18, da série Tela Preparada, 2018, assemblage em papelão, fita adesiva e 10 telas de telefone celular quebradas, peça única, 35 x 38 cm

Artistas representados: Ana Hupe, Ayrson Heráclito, Carolina Martinez, Claudia Hersz, Deborah Engel, Felipe Seixas, Gabriel Secchin, Iris Helena, Ismael Monticelli, Jorge Soledar, Lin Lima, Mano Penalva, Pedro Victor Brandão, Ramonn Vieitez, Raquel Nava e Solange Escosteguy.

Criada em 2010 pelo empreendedor Jaime Portas Vilaseca, a galeria vem se destacando no cenário, nacional e internacional por meio de suas mostras e participações em feiras – já contabiliza 7 participações   em feiras estrangeiras. Neste ano, a galeria carioca leva trabalhos da artista Iris Helena à seção principal da feira colombiana ARTBO, em outubro e ainda participa da feira UNTITLED com os nomes de Deborah Engel e Mano Penalva durante a Semana de Arte de Miami, EUA, em dezembro.

Raquel Nava, #1, da série Azul por Tu, 2018, fotografia impressa sobre papel de algodão, edição 1/5 + 2 PA, 111 x 165 cm

Faça uma visita virtual à galeria clicando aqui: https://my.matterport.com/show/?m=RY8o23hS3gM&help=0&utm_source=4

Imagem do topo da publicação: Gabriel Secchin, Nunca se Põe no Lugar do Outro, 2016, pintura em tinta a óleo sobre linho, peça única, 165 x 120 cm

Portas Vilaseca Galeria – Rua Dona Mariana, 137, casa 2, Botafogo, 22280-020, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

www.portasvilaseca.com.br

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (1)
26 set 2018

Programe-se: inscrições abertas de 24 de setembro a 8 de novembro de 2018

A ABACT abriu no dia 24 de setembro uma chamada pública para curadores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil há cinco anos a inscreverem-se em processo seletivo para o desenvolvimento de projeto de pesquisa e práticas curatoriais na instituição parceira GRI – Getty Research Institute (Los Angeles, EUA).

A realização dessa parceria internacional é uma das ações do Projeto Latitude – Platform for Brazilian Galleries Abroad, iniciativa da ABACT em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O objetivo desta ação é promover internacionalmente a produção artística e intelectual brasileira, a difusão cultural, a capacitação técnica e o fortalecimento da relação do profissional brasileiro com instituições no exterior.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 8 de novembro. Cada candidato pode inscrever apenas um projeto, deve ter fluência em inglês, conhecimentos de história da arte brasileira com enfoque para a produção mais recente, e experiência em pesquisa e curadoria, além de ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil há, pelo menos, 5 anos. O selecionado será remunerado pela pesquisa e receberá ainda, passagens aéreas internacionais (Brasil – Los Angeles – Brasil) em classe econômica e seguro de viagem durante o período de pesquisa.

Ao retornar ao Brasil, o selecionado deve fazer uma apresentação pública dos resultados do intercâmbio, além de ter de entregar um relatório detalhado à ABACT. A apresentação pública a respeito da experiência deve acontecer entre 27 de julho e 3 de agosto de 2019, em São Paulo.

Instituição parceira, projeto de pesquisa a ser desenvolvido e benefícios

GRI – Getty Research Institute (Los Angeles, EUA)
[www.getty.edu/research/]. Para inscrever-se no programa de pesquisa e prática curatorial do GRI, o candidato deve apresentar um projeto de pesquisa sobre arte contemporânea brasileira (já em andamento) que apresente relação com um ou mais acervos do GRI. Para pesquisar os acervos do GRI, acesse o link: www.getty.edu/research/special_collections/notable/index.html

Duração: 8 semanas, com início em 08 de abril e término em 31 de maio de 2019.

Benefícios: passagens aéreas de ida e volta do Brasil a Los Angeles, seguro-viagem, hospedagem na Getty Scholar Housing e remuneração de R$ 15.000,00.

Processo Seletivo

O Comitê de Seleção composto por 5 integrantes: 1 representante da ABACT, 1 representante do Comitê Gestor do Latitude, 2 especialistas convidados e um representante da instituição parceira. Durante o processo seletivo, os candidatos serão contatados pela organização do projeto para uma ou mais entrevistas, as quais podem ser presenciais e/ou por meio de videoconferência. Além do candidato selecionado em primeiro lugar, a Comissão de Seleção indicará 2 suplentes (segundo e terceiro lugares), os quais podem ser convocados em caso de desclassificação do selecionado em primeiro lugar, em virtude de impedimento ou falta de documentação de viagem.

O resultado do edital de seleção será anunciado no mês de dezembro de 2018 no site do Projeto Latitude: www.latitudebrasil.org

Mais informações no link www.latitudebrasil.org/acoes-editais-realizados/intercambio-de-curadores-20182019

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (0)
21 set 2018

O International Weekend começa hoje, 21, e termina no dia 23 de setembro. Pesquisadores, profissionais de arte, grupos de instituições culturais internacionais, universidades e colecionadores estão em São Paulo para participar de um programa especial organizado pela Fundação Bienal.

Créditos: Fundação Bienal

Entre as atividades propostas, há visitas a importantes instituições culturais locais, coleções particulares e visitas guiadas à 33ª Bienal de São Paulo pelo curador Gabriel Pérez-Barreiro e artistas-curadores.

No dia 20 de setembro, quinta-feira, os participantes da ação foram convidados para o Open Galleries, uma noite de arte aberta ao público e organizada pela ABACT. A ação contou com a participação de 28 galerias: 55SP, Baró Galeria
Galeria Bolsa de Arte, Carbono, Casa Triângulo, Central Galeria, Dan Galeria, Emmathomas, Fortes D’Aloia & Gabriel, Galeria Berenice Arvani, Galeria Eduardo Fernandes, Galeria Estação, Galeria Jaqueline Martins, Galeria Leme, Luciana Brito Galeria, Galeria Luisa Strina, Galeria Lume, Galeria Nara Roesler, Galeria Raquel Arnaud, Galeria Houssein Jarouche, Janaina Torres Galeria, Galeria Marcelo Guarnieri, Galeria Marília Razuk, Mendes Wood DM, Galeria Millan, Sé Galeria, SIM Galeria, Vermelho e Zipper Galeria.

Entre os destaques da programação, houve a exposição em homenagem ao artista Antonio Dias na Galeria Nara Roesler, “Tazibao e outras obras” (foto 2), com direito também à mesa redonda “Olhares sobre Antonio Dias” (foto 3); além da mostra individual de Jessica Mein (foto 4), houve visitas guiadas com os artistas Antonio Malta Campos, Ana Elisa Egreja, Gustavo Von Ha, Mauro Piva e Luiz Braga na Galeria Leme; exposição individual da artista Isabelle Borges “Campos Sintéticos” na Emmathomas Galeria (foto 5) e “Ohm”, de Paulo Vivacqua (foto 6), na 55SP, entre outros.

Confira abaixo a galeria de imagens do Open Galleries.

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (0)
12 set 2018

Prepare-se: “Fora da Palavra” fica em cartaz de 12 de setembro a 03 de novembro de 2018

Na mostra individual “Fora da Palavra”, o artista capixaba de ascendência síria, Hilal Sami Hilal, são apresentadas 20 obras selecionadas pela crítica e curadora Vanda Pimentel. Entre elas, destacam-se um grande painel de 6 metros quadrados feito em chapas de cobre corroídas, obras de parede também feitas em cobre, uma obra da série “Bastidor”, “o Livro Nuvem”, obra em papel com 60 imagens, além de mais um desdobramento da série “Deslocamentos”, trabalho realizado em polietileno de alto impacto reciclado, com pintura em grafite.

Detalhe de Díptico Terceira Margem. 2018 (cobre, corrosão, oxidação) Dimensões 150 cm X 150 cm. Foto Bruno Coelho

Tendo o conto “A Terceira Margem do Rio” (1962), de Guimarães Rosa (1908-1967) como ponto de partida, Hilal desenvolve sua pesquisa poética, que, à exemplo do conto, é também ligada à ausência e ao abandono paterno. Nas obras da exposição, segundo a curadora, o artista rompe com os aspectos descritivos da obra literária para criar uma visualidade gráfica palpável que também intensifica o vazio.

Livro Nuvem. 2014 (papel de algodão feito a mão com pigmentos) Dimensões 100 cm X 100 cm. Foto Bruno Coelho

O trabalho de Hilal Sami Hilal transita entre o fazer manual, o uso de técnicas milenares e a tecnologia moderna. Dessa forma, processos de corrosão e oxidação de chapas metálicas coabitam espaços com a pintura.

O nome da exposição, “Fora da Palavra”, foi tirado de um dos versos da música “Terceira Margem do Rio”, de Caetano Veloso e Milton Nascimento, que é baseada no conto de Guimarães Rosa. “A palavra está presente nas obras, mas existe mais do que isso, existe algo que não se diz, há a interpretação de cada um, o que cada um vai ver, de que forma aquilo vai tocar cada pessoa. O que a arte traz está fora da palavra, é o que te captura, o que te toca”, como diz a música “fora da palavra, quanto mais dentro aflora” afirma o artista.

Sem título. 2018 (cobre, corrosão, oxidação) Dimensões 50 cm X 50 cm. Foto Bruno Coelho

 

Cassia Bomeny Galeria – Rua Garcia D’Ávila, 196 – Ipanema – Rio de janeiro – RJ

www.cassiabomeny.com.br

Postado por ABACT
COMENTÁRIOS (0)